Publicado em: 03/11/2023 14:20:45
No período de 30 de outubro a 1º de novembro de 2023, a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Porto Velho, realizou o curso "Atendimento ao Cidadão de Forma Humanizada e de Excelência". Destinado aos servidores responsáveis pelo atendimento ao público, o evento teve como principal objetivo capacitar os participantes a oferecer um serviço de alta qualidade e atendimento humanizado, tanto para o público interno quanto externo.
O Campus de Presidente Médici foi representado pelo Diretor Prof. Clodoaldo de Oliveira Freitas, a Bibliotecária Jéssica Maia Amadio e a Técnica em Assuntos Educacionais Maria Ferreira de Sousa. Durante o curso, os participantes tiveram a oportunidade de revisar seus papéis profissionais e adquirir técnicas e habilidades para a solução de problemas no contexto organizacional.
Maria Ferreira de Sousa, Pedagoga e uma das participantes, compartilhou sua experiência: "No curso, tivemos a oportunidade de repensar nossa forma de atendimento ao cidadão e à sociedade de modo geral. Aprendemos que ser atendente significa ter um olhar mais sensível para nosso cliente/cidadão, saber agregar valor à outra pessoa, ouvir e entender suas necessidades oferecendo alternativas de soluções, colocar-se à disposição e fortalecer relações. É importante compreender que, durante um atendimento, as pessoas não utilizam apenas o serviço ou o atendimento, mas também avaliam a personalidade e o estado de espírito que a marca transmite”.
Maria Ferreira enfatizou a importância de infundir "alma" nos serviços e atendimentos, preocupando-se com cada indivíduo, seja aluno, servidor ou membro da sociedade em geral, como ser humano. Destacou que "um bom atendimento não se limita a atender, mas supera as expectativas do usuário/cidadão. É nessa superação que o atendente consegue mostrar a diferença de seu atendimento e 'encantar o cliente'”.
Esse curso promovido pela UNIR exemplifica o compromisso da instituição em aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos à comunidade, promovendo um atendimento que vai além da simples resolução de demandas, visando o bem-estar e a satisfação de todos os envolvidos. A capacitação dos servidores é um passo essencial para criar um ambiente acolhedor e de excelência, contribuindo para o fortalecimento dos laços entre a universidade e a sociedade.
Fonte: Direção Campus de Presidente Médici