Zootecnia


IMPLANTAÇÃO:
O curso de Zootecnia foi implantado na Universidade Federal de Rondônia, Campus de Presidente Médici de acordo com a Portaria 406 do MEC, de 30 de agosto de 2013, publicada no Diário Oficial da União – Seção 1 nº 169 de 02 de setembro de 2013.

A admissão ao curso é mediante processo seletivo aberto a candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente, independente de formação específica, por meio de classificação no Exame Nacional de Ensino Médio e do Sistema de Seleção Unificada ENEM-SISU, observados os critérios definidos em edital. Atualmente são ofertadas 50 vagas anuais. A Estrutura Curricular do Curso de Bacharelado em Zootecnia é dividida em 5 componentes curriculares: Disciplinas Obrigatórias (3.160 horas); Disciplinas Optativas (420 horas); Estágio Supervisionado (360 horas); Atividades Complementares (160 horas); Trabalho de Conclusão de Curso (60 horas), totalizando 4.160 horas. O Curso tem uma duração mínima, 05 (cinco) anos.
 
PERFIL DO EGRESSO:

O Projeto Pedagógico do Curso objetiva-se a construir um profissional consciente de sua responsabilidade, inserido em uma sociedade, cuja formação ético-científica se apresenta como pilar indispensável para compreensão da realidade socioeconômica e política do país, em relação à exploração de animais de interesse zootécnico, visando assegurar a sustentabilidade dos sistemas de produção e questões de segurança alimentar, em consonância com a preservação do ambiente e bem-estar animal, estando apto a exercer a profissão em seus diversos campos de atuação. A produção animal, a exemplo da pecuária contribui signifiativamente para a economia do país e o Zootecnista é um profissional fundamental nessa cadeia do mercado, atuando na criação, conservação e produção de animais domésticos.

O curso conta com doutores nas áreas de bovinocultura de corte e leite, manejo de ruminantes e não ruminantes, sanidade animal, biologia experimental e ciências do solo, além de mestres em ensino e administração.

O campus comporta setores experimentais nestas áreas, assim como nas áreas de avicultura e ovinocultura, campo agrostológico, centro de aquicultura e mais de 5 laboratórios de ensino e pesquisa.

Obtivemos nora 4 pela avaliação do MEC, sendo a maior de Rondônia e também pela avaliação do ENADE 2019, onde ficamos entre as melhores universidades da Região Norte.

 site: http://www.zootecnia.unir.br/

 

    

 WhatsApp Image 2021-02-05 at 16.42.48      227b7041-4412-4812-b063-a4d7faab2284     

 

                                                        images (1)