Grupo de Pesquisa em Tecnologias Agroambientais - GPTA


Grupo De Pesquisa em Tecnologias Agroambientais - GPTA

 

Encontra-se Certificado o Grupo De Pesquisa em Tecnologias Agroambientais - GPTA, criado em 2011 com o intuito de dar suporte aos estudos agroambientais e criar um espaço físico ao grupo de pesquisadores, compõe as Linhas de Atuação:

1) Tecnologias Sustentáveis e Recursos Naturais e
2) Tecnologias Sustentáveis na Agropecuária. 


O grupo proporcionará a consolidação de pesquisas executadas e em andamento, além de oportunizar recursos junto aos órgãos de fomento à pesquisa na região. A integração de pesquisadores nas linhas de pesquisas visa desenvolver atividades articuladas que garantam a aproximação de docentes pesquisadores com a formação em Ciências Agrárias e Ambientais e garantir uma formação interdisciplinar mediante unidade do ensino, extensão e pesquisa universitária.
A implantação do grupo de pesquisa tem em vista a proposição de participação professores da UNIR, de outras IES, de alunos como estagiários/bolsistas de Iniciação Científica, vinculados á graduação e de alunos do Programa de Pós- Graduação. Visa ainda socializar os conhecimentos produzidos a partir de estratégias que o integre às redes de informação, favorecendo um intercâmbio entre diversos pesquisadores que têm se debruçado sobre as problemáticas ambientais que alienam os sistemas de produção animal no estado de Rondônia.

Visa ainda socializar os conhecimentos produzidos a partir de estratégias que o integre às redes de informação, favorecendo um intercâmbio entre diversos pesquisadores que têm se debruçado sobre as problemáticas ambientais que envolvem os sistemas de produção de alimentos no estado de Rondônia.

Foi responsável por 236 publicações científicas em forma de resumos, artigos, capítulos de livros e livros oriundos das pesquisas entre 2011 a 2020. Seus membros integram os Programas de Pós Graduação em Ciências Ambientais - PGCA Unir/Embrapa,  Mestrado Profissional em Rede Nacional Gestão de Recursos Hídricos – ProfÁgua, e o Doutorado em Sanidade e Produção Animal Sustentável da Amazônia Ocidental - UFAC/PPGESPA.

 

Líderes:

Marlos Oliveira Porto - Doutorado

Jucilene Cavali - Doutorado