1° Encontro de Campo: Produção de leite em foco

Publicado em: 08/11/2021 13:36:38

Evento produção de leite


No mês de outubro de 2021, na UNIR - Campus de Presidente Médici, aconteceu o 1° Encontro de Campo: produção de leite em foco, organizado pelos professores e acadêmicos vinculados ao Centro Experimental e Didático em Bovinocultura de Leite e ao Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Agropecuário na Amazônia Brasileira (DAAB).

Foram abordados os seguintes temas:

- Tema 1: Produção de leite em Presidente Médici e manejo de ordenha, ministrado pelas acadêmicas do curso de zootecnia Keila Souza e Mirian Bragança;

- Tema 2: BRS Capiaçu como opção para alimentação de vacas de leite, ministrado pelo acadêmico do curso de zootecnia José Keoma;

- Tema 3: Uso de resíduos de indústrias frutíferas na nutrição de bovinos de leite: silagem   de maracujá e semente de cupuaçu, ministrado pelo acadêmico do curso de zootecnia Nycolas Holanda e a mestranda Mariana Moreira dos Anjos.

Também foi apresentado os resultados da pesquisa desenvolvidas pelos acadêmicos e professores do grupo de pesquisa DAAB e por ser uma atividade vinculada ao projeto de extensão “Capacitação de produtores em tecnologia na criação de bovinos de leite em Presidente Médici”, tem a finalidade de levar informação sobre tecnologias aos produtores de leite do município empregar em suas propriedades, sob coordenação do professor Raul.

Segundo o acadêmico de Zootecnia, e também um dos organizadores do evento José Keoma, “o evento teve o intuito de divulgar alguns resultados de pesquisas realizados na Universidade sob coordenação do professor Dr. Raul, dentro da área de bovinocultura de leite. Levar as informações para os produtores de leite, e mostrar a diversidade em alimentos alternativos para a nutrição animal, com ênfase no uso de resíduos de frutas. Além de proporcionar aos acadêmicos que prestigiaram o evento conhecimentos na área e para nós acadêmicos do grupo de pesquisa a oportunidade de organizar e palestrar”.

Fonte: Campus de Presidente Médici